Mercado Bovespa

27 Nov 2025

Sem Wall Street, Ibovespa fecha em leve baixa

Índice terminou as negociações com queda de 0,12%, aos 158.359,76 pontos

Com a liquidez limitada por feriado nos Estados Unidos, o Ibovespa (IBOV) operou de lado – mas mantendo o nível recorde dos 158 mil pontos.
 
Nesta quinta-feira (27), o principal índice da bolsa brasileira terminou as negociações com queda de 0,12%, aos 158.359,76 pontos. Na véspera (26), o Ibovespa renovou o recorde nominal histórico aos 158.554,94 pontos.
 
No cenário doméstico, os investidores dividiram as atenções entre fiscal, dados econômicos e novas declarações do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo,
 
O  governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ecoou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao defender a aprovação pelo Congresso do projeto de lei que endurece a cobrança sobre empresas que estão reiteradamente inadimplentes com o pagamento de impostos, os chamados devedores contumazes.
 
“Fazer a articulação com o Congresso Nacional para a aprovação de instrumentos, como a lei do devedor contumaz, que já passou no Senado e está na Câmara. Isso é fundamental, e operações como a de hoje reforçam a importância de a gente ter instrumentos como a lei do devedor contumaz”, disse o governador em coletiva de imprensa sobre a Operação Poço de Lobato.
 
Ao término da coletiva, os microfones captaram uma conversa de Tarcísio com o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, também presente na entrevista, na qual o governador disse que irá “para cima” pela aprovação do projeto.
 
"Vamos precisar do senhor no devedor contumaz”, disse Barreirinhas ao cumprimentar o governador, ao que Tarcísio respondeu: “Vamos para cima, tem que aprovar esse negócio”.
 
Durante a tarde, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O Brasil abriu 85.147 vagas formais de trabalho em outubro, o pior saldo mensal  já registrado para o mês na série histórica do Novo Caged, que contabiliza dados desde 2020. No mesmo mês em 2024, foram criados 131.424 postos de trabalho.
 
No acumulado do ano até outubro, foi registrada abertura de 1.800.650 vagas, total inferior ao de 2024, que teve saldo positivo de 2.126.843 no mesmo período, e o terceiro pior resultado da série histórica.
 
Também, em evento em São Paulo, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, reiterou que o BC vai colocar os juros no nível necessário pelo tempo necessário para que a inflação convirja para a meta, classificando a Selic de 15% ao ano como um patamar restritivo adequado.
 
Ele também afirmou que o cenário está andando na direção que o BC gostaria, mas não tão rápido quanto o desejado. “Os dados novos continuam apontando nessa direção que a gente comentou de que a política monetária está sim funcionando, mas funcionando de uma maneira bastante lenta, em uma economia que vem apresentando uma resiliência para o nível de restrição que a gente colocou na política monetária”, disse Galípolo.
 
MoneyTimes
 
Mercado Bovespa
Ibovespa renova máxima histórica após IPCA-15 e dados de emprego dos EUA

O índice renovou máxima histórica durante o dia, ao subir 1,70%, aos 158.556,85 pontos
26 Nov 2025
Ibovespa engata nova alta com Vale e expectativa de corte na Selic
Índice terminou as negociações com alta de 0,41%, aos 155.910,18 pontos
25 Nov 2025
Ibovespa acompanha salto de Wall Street e fecha em alta de olho em Selic
Índice terminou as negociações com alta de 0,33%, aos 155.277,56 pontos
24 Nov 2025
Ibovespa entra no compasso negativo de Wall Street e engata 2ª queda consecutiva
18 Nov 2025
Ibovespa terminou as negociações com queda de 0,30%, aos 156.522,13 pontos
Ibovespa acompanha Wall Street e recua aos 156 mil pontos
17 Nov 2025
Ibovespa terminou as negociações com queda de 0,47%
Ibovespa fecha em alta
14 Nov 2025
O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira em mais um pregão dominado pela safra de balanços do terceiro trimestre
Ibovespa recua com forte queda de Wall Street
13 Nov 2025
Índice terminou as negociações com queda de 0,30%
Ibovespa interrompe sequência de ganhos e fecha em leve queda
12 Nov 2025
Índice da bolsa brasileira terminou as negociações com queda de 0,07%
Ibovespa dispara e tem recorde aos 157 mil pontos
11 Nov 2025
Índice da bolsa brasileira terminou as negociações em novo recorde nominal com alta de 1,60%
Ibovespa ultrapassa 155 mil pontos pela 1ª vez com embalo externo
10 Nov 2025
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,69%, a 155.132,32 pontos
www.investbras.com.br
Contato
Fone: (34) 3832-0300
Rua Cesário Alvim, 1342 – 2º Piso, Sala 3
Centro - Patrocínio-MG
CEP 38740-040
Notícias sobre:
Investbras
Agente Autônomo de Investimentos

Ouvidoria Terra Investimentos
0800 940 0406