Macroeconomia

22 Mai 2020

Tereza Cristina: exportação agropecuária em alta não ameaça abastecimento interno

A ministra afirmou que o acompanhamento dos estoques é fundamental para garantir a segurança alimentar do Brasil e o cumprimento dos contratos comerciais.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta sexta-feira, 22, que o aumento das exportações agropecuárias do Brasil não ameaçam o abastecimento do mercado interno. Em transmissão ao vivo na internet sobre oportunidades e perspectivas do agronegócio no cenário da covid-19, promovida pelo Instituto de Engenharia, ela ressaltou que as exportações fluem bem e que o setor continua conseguindo abastecer com os mercados interno e externo.

Segundo ela, o governo federal acompanha com atenção questões relacionadas ao abastecimento e aos preços para o consumidor final. "Além de abastecer o mercado interno, ainda estamos cumprindo os contratos com os parceiros internacionais e isso traz confiança para o Brasil nas relações comerciais", disse.

A ministra acrescentou que todos os dias o ministério faz um diagnóstico para cada setor, na tentativa de prever o que pode vir no futuro, e afirmou que o acompanhamento dos estoques é fundamental para garantir a segurança alimentar do Brasil e o cumprimento dos contratos comerciais.

 

 

Nesse sentido, Tereza Cristina informou que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está sendo reformulada para que também seja uma empresa de inteligência estratégica, controlando tanto os estoques internos quanto o que está disponível para ser exportado. "É óbvio que, se houver algum problema de abastecimento, o mecanismo que temos é fechar as exportações, como fez a Rússia com o trigo", afirmou, acrescentando que não há preocupação nesse sentido com nenhuma produto agrícola.

Com a pandemia do novo coronavírus, o País chegou a enfrentar problemas logísticos, mas os embarques não foram afetados significativamente e os gargalos já foram solucionados, com um trabalho integrado entre os ministérios da Agricultura e da Infraestrutura, envolvendo também os Estados e municípios, disse a ministra.

Segundo ela, o agronegócio brasileiro é um dos setores que estão mais preparados para contribuir com a retomada econômica do País no cenário pós-covid-19. Isso ocorre, disse, especialmente porque, como o novo coronavírus só chegou ao Brasil em fevereiro, o ministério teve tempo para se preparar, identificando os problemas que o setor poderia ter. "Criamos imediatamente um grupo de acompanhamento e esse trabalho conseguiu nos dar uma noção dos setores que seriam mais afetados."

Fonte:
Estadão Conteúdo

 

Macroeconomia
Dólar fecha em alta contra real após tombo da véspera;

O dólar fechou em alta contra o real nesta quarta-feira, enquanto os investidores monitoravam sinais de avanço em direção à distribuição de vacinas para a Covid-19.
02 12 2020
Ibovespa supera 112 mil pontos pela 1ª vez desde fevereiro
O Ibovespa voltava a trabalhar no campo positivo na tarde desta quarta-feira, superando os 112 mil pontos no melhor momento pela primeira vez desde fevereiro.
02 12 2020
Dólar cai 2,2% e rompe suporte técnico pela 1ª vez em 16 meses com euforia global
Dólar rompeu um importante suporte técnico pela 1ª vez em 16 meses, sob pressão do amplo apetite por risco global amparado por expectativa de mais estímulos no mundo e de retomada econômica.
01 12 2020
Ibov engata queda pressionado pelo exterior em meio a pandemia e novo capítulo na guerra comercial
30 Nov 2020
O Ibovespa engata queda nesta segunda-feira (30) seguindo as bolsas internacionais.
Dólar fecha sessão em queda e engata 2ª semana consecutiva de perdas
27 Nov 2020
O dólar terminou em leve baixa, em novo dia de fraqueza geral da divisa norte-americana diante de nova rodada de busca por risco respaldada na confiança na recuperação econômica global.
Dólar fecha em leve alta em dia de menor liquidez sem EUA
26 Nov 2020
O dólar fechou em leve alta, dia de oscilações contidas em outros mercados de câmbio, com liquidez reduzida e sem a referência das praças norte-americanas, fechadas por um feriado.
Dólar cai 1% e vai a R$5,32 com expectativa de liquidez global
25 Nov 2020
O dólar voltou a cair de forma expressiva, com a moeda norte-americana flertando com suportes técnicos em meio à expectativa de mais liquidez no mundo.
Ibovespa sobe e volta aos 109 mil pontos puxado por Petrobras, Vale e bancos;
24 Nov 2020
O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (24) puxado principalmente por Petrobras, Vale e bancos avançam pelo menos 3%, completando o dia de otimismo com as blue chips.
Dólar tem maior queda em uma semana ante real com clima favorável a risco no mundo
24 Nov 2020
O dólar fechando em firme queda ante o real e a moeda doméstica exibindo um dos melhores desempenhos globais na sessão.
Dólar acompanha exterior e fecha em alta; fiscal doméstico segue pesando
23 Nov 2020
O dólar voltou a fechar em firme alta, numa segunda-feira marcada por força global da divisa norte-americana após dados robustos de atividade nos Estados Unidos.
www.investbras.com.br
Contato
Fone: (34) 3832-0300
Rua Cesário Alvim, 1342 – 2º Piso, Sala 3
Centro - Patrocínio-MG
CEP 38740-040
Notícias sobre:
Investbras
Agente Autônomo de Investimentos

Ouvidoria Terra Investimentos
0800 940 0406