Macroeconomia

07 Jul 2020

PIB do agronegócio cresce 3,78% de janeiro a abril de 2020

Em relação ao mesmo período do ano passado, puxado principalmente pelo crescimento de 8,22% do segmento primário (dentro da porteira).

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro teve alta de 3,78% no primeiro quadrimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado, puxado principalmente pelo crescimento de 8,22% do segmento primário (dentro da porteira).

Os dados são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), calculados em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Segundo o estudo, de janeiro a abril deste ano, o resultado se manteve positivo para todos os segmentos. Além da alta da atividade primária, o setor de agrosserviços cresceu 3,98%, seguido por insumos (0,97%) e agroindústria (0,44%).

Tanto a agricultura quanto a pecuária tiverem crescimento no acumulado do primeiro quadrimestre, de 1,72% e 8,01%, respectivamente. No segmento primário agrícola, os produtos destaques em termos de altas de preços foram milho, café, cacau e arroz, com altas superiores a 20%, além de soja, trigo, mandioca e cana.

 

Já o bom comportamento do segmento primário pecuário é reflexo dos preços elevados em 2020, com destaque para boi gordo, suínos e ovos. O resultado reflete um efeito inercial da forte elevação ao longo de 2019, relacionada à Peste Suína Africana.

“Se por um lado a demanda doméstica de carnes tem sido afetada pela crise econômica desencadeada pelo coronavírus, por outro, a demanda externa segue em alta puxada ainda pelos efeitos da Peste Suína Africana na China, e mais recentemente pela desvalorização do Real frente ao dólar que amplia a competividade das proteínas brasileiras”, diz o estudo.

Abril – O PIB do agro em abril teve alta de 0,36%, menor crescimento mensal registrado ao longo deste ano, diante os impactos da pandemia da Covid-19. Todos os segmentos registraram alta, exceto a agroindústria, que teve queda de 1,08%, pressionada pela base agrícola.

“Nesse mês, que foi o primeiro marcado em sua totalidade pelos efeitos das medidas relacionadas ao coronavírus, houve forte queda de produção da agroindústria de base agrícola, com baixas acentuadas para móveis e produtos de madeira, biocombustíveis, têxteis e vestuário e bebidas. Ao contrário, os segmentos de insumos e primário cresceram no mês, 0,46% e 3,26%, respectivamente”, explica a publicação.

Fonte:
CNA

 

Macroeconomia
Dólar tem maior queda em três semanas com desmonte de posições

O dólar registrou a maior queda em 3 semanas, com desmonte de posições que utilizadas como "hedge" ditando ajuste e dia de movimento do equilíbrio fiscal.
13 Ago 2020
Ibovespa fecha em queda com agenda carregada de balanços
O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira, com as ações da BRF despencando 8%, em sessão marcada por uma agenda cheia de resultados de empresas.
13 Ago 2020
Agronegócio do Brasil recupera confiança no 2º tri, após queda puxada por Covid-19
O Índice de Confiança do Agronegócio avançou 11,3 pts no 2º trimestre, em relação aos 3 meses anteriores, p/ 111,7 pts, em um movimento de recuperação após uma queda causada pelo Covid.
13 Ago 2020
Dólar fecha em queda por correção, mas se afasta de mínimas com piora externa
11 Ago 2020
O dólar caiu 0,9% ante o real nesta terça-feira, com a moeda brasileira seguindo correção vista em outras divisas emergentes que recentemente sofreram expressivas quedas.
Ibovespa segue piora em NY e fecha em queda; Linx dispara mais de 30%
11 Ago 2020
Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira, seguindo a piora em Nova York diante da falta de avanços nas negociações para novos estímulos fiscais nos Estados Unidos.
Dólar vai à máxima desde fim de junho com exterior
10 Ago 2020
O dólar começou a semana em alta, na 4ª valorização diária consecutiva e na máxima desde o fim de junho, puxado por um dia de moeda norte-americana fortalecida.
Ibovespa fecha em alta com Wall St e cena corporativa; Braskem dispara
10 Ago 2020
IBOV fechou em alta, com Vale e Petrobras entre os principais suportes, após sessão sem tendência clara, tendo no radar Wall St e o noticiário corporativo.
Dólar vai à máxima desde junho com correção global de ativos
07 Ago 2020
O dólar engatou a terceira alta consecutiva, amparado por um dia de aversão a risco nos mercados externos em meio a dados nos EUA e incertezas sobre novo pacote de auxílio norte-americano.
Funcafé: liberação dos recursos na safra 2020 soma R$ 1,523 bilhão
07 Ago 2020
A liberação dos recursos do Funcafé aos agentes financeiros, na safra 2020, chegou a R$ 1,523 bilhão até ontem, 6 de agosto.
Ibovespa fecha em alta seguindo NY e Selic a 2%
06 Ago 2020
O Ibovespa fechou em alta pelo segundo pregão seguido, favorecido pelos ganhos em Wall Street e noticiário corporativo positivo.
www.investbras.com.br
Contato
Fone: (34) 3832-0300
Rua Cesário Alvim, 1342 – 2º Piso, Sala 3
Centro - Patrocínio-MG
CEP 38740-040
Notícias sobre:
Investbras
Agente Autônomo de Investimentos

Ouvidoria Terra Investimentos
0800 940 0406