Macroeconomia

22 Mai 2020

Tereza Cristina: exportação agropecuária em alta não ameaça abastecimento interno

A ministra afirmou que o acompanhamento dos estoques é fundamental para garantir a segurança alimentar do Brasil e o cumprimento dos contratos comerciais.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta sexta-feira, 22, que o aumento das exportações agropecuárias do Brasil não ameaçam o abastecimento do mercado interno. Em transmissão ao vivo na internet sobre oportunidades e perspectivas do agronegócio no cenário da covid-19, promovida pelo Instituto de Engenharia, ela ressaltou que as exportações fluem bem e que o setor continua conseguindo abastecer com os mercados interno e externo.

Segundo ela, o governo federal acompanha com atenção questões relacionadas ao abastecimento e aos preços para o consumidor final. "Além de abastecer o mercado interno, ainda estamos cumprindo os contratos com os parceiros internacionais e isso traz confiança para o Brasil nas relações comerciais", disse.

A ministra acrescentou que todos os dias o ministério faz um diagnóstico para cada setor, na tentativa de prever o que pode vir no futuro, e afirmou que o acompanhamento dos estoques é fundamental para garantir a segurança alimentar do Brasil e o cumprimento dos contratos comerciais.

 

 

Nesse sentido, Tereza Cristina informou que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está sendo reformulada para que também seja uma empresa de inteligência estratégica, controlando tanto os estoques internos quanto o que está disponível para ser exportado. "É óbvio que, se houver algum problema de abastecimento, o mecanismo que temos é fechar as exportações, como fez a Rússia com o trigo", afirmou, acrescentando que não há preocupação nesse sentido com nenhuma produto agrícola.

Com a pandemia do novo coronavírus, o País chegou a enfrentar problemas logísticos, mas os embarques não foram afetados significativamente e os gargalos já foram solucionados, com um trabalho integrado entre os ministérios da Agricultura e da Infraestrutura, envolvendo também os Estados e municípios, disse a ministra.

Segundo ela, o agronegócio brasileiro é um dos setores que estão mais preparados para contribuir com a retomada econômica do País no cenário pós-covid-19. Isso ocorre, disse, especialmente porque, como o novo coronavírus só chegou ao Brasil em fevereiro, o ministério teve tempo para se preparar, identificando os problemas que o setor poderia ter. "Criamos imediatamente um grupo de acompanhamento e esse trabalho conseguiu nos dar uma noção dos setores que seriam mais afetados."

Fonte:
Estadão Conteúdo

 

Macroeconomia
Dólar fecha abaixo de R$ 5 com exterior positivo após dados nos EUA

Mercado de câmbio voltou a ser dominado por uma onda de venda, que coroou uma semana de forte queda para a moeda dos EUA em meio à disparada da demanda global por risco em meio a um crescente otimis
05 Jun 2020
Tempo: Fim de semana tem previsão de muita chuva para região sul do país
A aproximação de uma frente fria ganha força, aumentando os volumes e uma massa de ar frio deve entrar em atuação no domingo (7) a noite, derrubando as temperaturas em todo o sul do país.
05 Jun 2020
Opep+ vai se reunir sábado para discutir extensão de cortes de produção
Além de discutir sobre cortes na produção de petróleo e aprovar uma nova abordagem que visa forçar os retardatários, como Iraque e Nigéria, a cumprir melhor os limites existentes.
05 Jun 2020
Dólar fecha na mínima em 10 semanas em novo dia positivo no exterior
03 Jun 2020
Dólar voltou a registrar forte queda nesta 4ª feira, a nona em 11 sessões, com o real mais uma vez na dianteira de ganhos nos mercados globais de câmbio; DOL -0,2085 5,0510.
Dólar recua 3,25%, maior desvalorização em dois anos com otimismo externo
02 Jun 2020
Dólar chegou a cair mais de 3% contra o real nesta sessão, em meio a otimismo global em relação a uma recuperação econômica, ainda em meio a tensões políticas no Brasil e nos EUA; DOL -0,1740
Exportações para a Ásia cresceram 27,7% em maio; para a China, alta foi de 35,2%
02 Jun 2020
Em meio à pandemia do coronavírus, as vendas de produtos agrícolas, especialmente para os asiáticos, evitaram uma queda maior nas exportações no mês passado, que recuaram 4,5%.
BC atua, mas dólar fecha em alta com mercado avaliando incertezas domésticas
01 Jun 2020
Dólar começou junho em firme alta ante o real, que teve o pior desempenho entre as principais moedas na 1ª sessão do mês, conforme as operações domésticas reagiram a um noticiário ainda visto
Dólar fecha em queda após fala de Trump
29 Mai 2020
O dólar teve altos e baixos ao longo desta sexta-feira, mas acabou fechando em queda ante o real e acumulando em maio a primeira desvalorização mensal de 2020.
Ibovespa fecha em leve queda, mas sobe em maio com aposta sobre retomada após Covid-19
29 Mai 2020
O Ibovespa fechou em leve queda, mostrando volatilidade na 2ª etapa do pregão, mas terminou a semana e o mês no azul com apostas otimistas sobre a retomada das economias.
Ibovespa recua com atritos EUA-China e tensão política respaldando realização de lucros
28 Mai 2020
IBOV teve uma sessão de realização de lucros, com o aumento dos atritos entre China e Estados Unidos e o conflito institucional no Brasil envolvendo governo.
www.investbras.com.br
Contato
Fone: (34) 3832-0300
Rua Cesário Alvim, 1342 – 2º Piso, Sala 3
Centro - Patrocínio-MG
CEP 38740-040
Notícias sobre:
Investbras
Agente Autônomo de Investimentos

Ouvidoria Terra Investimentos
0800 940 0406