Mercado de Grãos

17 12 2019

Brasil e China avançam em protocolo para exportação de farelo de soja, diz Abiove

Autoridades dos governos de Brasil e China estão finalizando um protocolo que estabelece padrões fitossanitários para que processadoras domésticas exportem farelo de soja ao país asiático.

SÃO PAULO - Autoridades dos governos de Brasil e China estão finalizando um protocolo que estabelece padrões fitossanitários para que processadoras domésticas exportem farelo de soja ao país asiático, disse nesta segunda-feira o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar.

As diretrizes permitirão que as empresas exportem e eventualmente compitam com os processadores de soja da China, algo que não ocorre atualmente.

A mudança ocorre à medida que processadoras locais veem a necessidade de aumentar o esmagamento para produzir mais biodiesel, aumentando a mistura local do biocombustível. Dessa forma, a produção adicional de farelo de soja, um subproduto, precisaria de novos compradores.

O Brasil exporta muito mais soja em grãos do que em farelo, e o setor preferiria um melhor equilíbrio, disse Nassar.

O país deve processar 43 milhões de toneladas da oleaginosa em 2019.

Até 2023, o esmagamento deve avançar em estimadas 9 milhões de toneladas, conforme o governo eleva para 15% a quantidade obrigatória de biodiesel a ser misturada ao diesel (ante 11% atualmente), projetou a Abiove.

Nassar disse que as autoridades brasileiras estão em negociações avançadas para concluir o protocolo fitossanitário para a exportação do produto, embora não haja uma data estabelecida para seu anúncio e implementação.

Um protocolo similar está em vigor para a venda de farelo de algodão do Brasil para a China, acrescentou.

A Abiove não espera que a China deixe de comprar soja em grãos e passe a comprar farelo de soja do Brasil quando o protocolo entrar em vigência, disse Nassar.

"2020 vai ser o ano de abertura de novos mercados... Ainda tem trabalho intenso para abrir mercados para produtos de maior valor agregado", afirmou.

Hoje, a União Europeia compra cerca de metade do farelo de soja do Brasil, ou 8 milhões de toneladas. Já as exportações de soja em grãos do país devem totalizar 72 milhões de toneladas neste ano, com cerca de 80% indo para a China, disse a Abiove.

Fonte: Reuters
Mercado de Grãos
USDA traz embarques semanais de soja dos EUA dentro do esperado; milho e trigo acima

Na semana encerrada em 12 de dezembro, o país embarcou 1.259,374 mi t de soja, contra projeções de 900 mil a 1,6 mi; De milho, os embarques semanais foram de 686,686 mil t, enquanto o intervalo esp
16 12 2019
Milho: preços têm movimentos distintos dentre as regiões acompanhadas
Os preços do milho vêm registrando movimentos distintos entre as praças acompanhadas pelo Cepea, influenciados por condições de oferta e demanda regionais.
16 12 2019
Soja: demanda aquecida eleva preços dos derivados no Brasil
Demandas por farelo e óleo de soja estiveram firmes no mercado interno na primeira quinzena de dezembro, cenário atrelado à maior procura por farelo por parte do setor pecuário e à produção de
16 12 2019
Exportações de soja dentro das expectativas e milho abaixo do esperado, confirma USDA
01 Jul 2019
Até o momento os EUA já exportaram 41,66 milhões de toneladas de milho e 37 milhões de toneladas de soja.
Média diária de exportações brasileiras de milho em junho é 959% maior do que ano passado
01 Jul 2019
O MDIC divulgou, por meio da Secretaria de Comércio Exterior, seu relatório semanal que aponta as exportações acumuladas de diversos produtos agrícolas no mês de junho.
Soja: Preços se enfraquecem, nas médias mensais são as maiores desde dez/18
01 Jul 2019
Cotações da soja em grão se enfraqueceram na semana passada, segundo Cepea, devido à melhora climática nos EUA e, consequentemente, às desvalorizações dos futuros negociados na CME Group.
Importação de soja brasileira pela China recua 31% em maio com impacto de peste suína
25 Jun 2019
China comprou 6,3 mi t de soja do Brasil em maio, contra 9,124 mi t no mesmo mês do ano anterior, de acordo com a Administração Geral de Alfândegas.
Média diária de exportações brasileiras de milho em junho é 336% maior do que ano passado
24 Jun 2019
Segundo o levantamento, as exportações de milho em grão atingiram a média de 29,7 mil t/dia útil até o final da semana que acabou em 21 de junho.
USDA traz embarques semanais de soja, milho e trigo dos EUA dentro das expectativas
24 Jun 2019
Na semana encerrada em 24/JUN, embarques semanais de soja totalizaram 682,155 mil t, enquanto o mercado esperava algo entre 500 mil e 775 mil t; De milho, embarques foram de 617,740 mil t, dentro das
Soja: Dólar e contratos futuros interrompem movimento de alta, diz CEPEA
24 Jun 2019
A baixa, de acordo com pesquisadores, veio das desvalorizações do dólar e da queda nos contratos futuros na CME Group (Bolsa de Chicago), cenário que reduziu a liquidez interna.
www.investbras.com.br
Contato
Fone: (34) 3832-0300
Rua Cesário Alvim, 1342 – 2º Piso, Sala 3
Centro - Patrocínio-MG
CEP 38740-040
Notícias sobre:
Investbras
Agente Autônomo de Investimentos

Ouvidoria Terra Investimentos
0800 940 0406