Mercado de Boi Gordo

02 Abr 2020

Porcos chegam em aviões enquanto a China reabastece o maior rebanho de suínos do mundo

Seis aviões que transportam mais de 4.000 porcos franceses de alta qualidade chegaram à China até agora este ano, o primeiro de um número esperado de dezenas de cargas de avião;

Seis aviões que transportam mais de 4.000 porcos franceses de alta qualidade chegaram à China até agora este ano, o primeiro de um número esperado de dezenas de cargas de avião, já que o maior produtor mundial de carne suína reconstrói seu rebanho de porcos dizimado. .

A China está aumentando as importações à medida que corre para reabastecer depois que um surto de peste suína africana varreu o país a partir do final de 2018, matando dezenas de milhões de porcos e reduzindo seu rebanho em até 60%.

A alta dos preços da carne suína e o esforço do governo em reconstruir levaram os agricultores que pararam de comprar a retomar os pedidos, com alguns contratos duplicados que haviam sido assinados antes da doença. Cada fretamento vale até 1,5 milhão de euros (US $ 1,6 milhão).

 

A China importa porcos reprodutores para tirar proveito de características como aumento da produtividade e melhor qualidade da carne que as empresas globais de genética selecionam durante a criação. Uma porca reprodutora de topo pode ter uma ninhada de até 16 leitões.

A Axiom enviou dois 777 fretamentos para a China em janeiro, seguidos por dois 747 no mês passado, totalizando cerca de 3.400 porcos. Assinou acordos para mais seis cargas de avião no final do ano, disse Pushparajalingam, e espera negócios adicionais.

Outros 500 javalis criados pela empresa holandesa Topigs Norsvin chegaram da França no sudoeste de Guizhou na semana passada, disse o Dekang Group da China, que usará os porcos em uma fazenda de criação de núcleos para produzir 20 milhões de porcos para abate.

A China normalmente mata cerca de 700 milhões de porcos por ano para produzir mais de 50 milhões de toneladas de carne de porco - cerca de metade do consumo global. Mas o surto de doenças reduziu a produção de suínos em 21% em 2019, elevando os preços e a produção deve cair novamente este ano.

Atualmente, os suínos engordados na China custam cerca de 35 yuans (US $ 4,93) por quilograma, ou três vezes o preço na França.

Sob pressão para cumprir as metas do governo para produção de carne suína, algumas províncias começaram a oferecer subsídios à importação de cerca de 2.000 yuans por porco para os agricultores no mês passado.

Os produtores enfrentam uma severa escassez de porcas e até retêm as fêmeas normalmente destinadas ao abate para uso em fazendas de criação. Esses porcos produzirão ninhadas muito menores do que uma porca criada para ser uma mãe produtiva.

Somente as importações da França este ano devem superar os 11.000 porcos que a China importou de todos os países em 2017, um ano depois que os preços da carne suína atingiram um recorde.

No total, a China pode precisar de mais de 150 cargas planas de porcos de raça pura para reabastecer seu rebanho, de acordo com uma estimativa da empresa de genética.

BENEFÍCIO DE EMPRESAS GENÉTICAS

O aumento da demanda é um benefício para as empresas globais de genética.

A alfândega da China disse que permitirá que mais países enviem porcos vivos e também está trabalhando para retomar as exportações dos Estados Unidos, que não foram capazes de exportar para a China durante as recentes tensões comerciais.

Ainda assim, procedimentos pesados ​​de quarentena para importar porcos e obstáculos relacionados ao surto de coronavírus limitarão o número geral.

Antes do embarque, os porcos devem passar por um mês de exames de saúde e passar mais 30 dias em quarentena sob observação de um veterinário chinês oficial. Na chegada, os porcos passam mais 45 dias em um centro de quarentena para garantir que estão livres de doenças.

A epidemia de coronavírus complicou ainda mais as remessas, disse Laurent Poussart, gerente da Francexporc, especialista em frete de porcos.

Uma redução acentuada nos aviões de carga que voam entre a Europa e a China está aumentando os custos, e a China não permite que tripulações de companhias aéreas estrangeiras desembarquem.

A mais recente carga de Poussart para a China chegou apenas um dia antes da companhia aérea chinesa que ele estava usando cancelar todos os outros vôos para a Europa.

Fonte:
Reuters

 

Mercado de Boi Gordo
Boi/Cepea: Momento favorece compra de boi magro para confinamento

Cepea mostra que os valores do boi magro têm caído de março a maio, justificados pela demanda relativamente baixa de agentes que ainda não concluíram o planejamento das operações do 2º semestr
18 Abr 2024
Preços obtidos na exportação total de carne bovina continuaram em queda em março, diz Abrafrigo
Comparação com Mar/23, a movimentação total de março de 2024 (carne processada + In natura) teve queda nos preços médios de US$ 4.356 por tonelada no ano passado para US$ 4.158 neste ano.
15 Abr 2024
Boi/Cepea: Indicador acumula queda de 10% no ano, e pecuarista limita oferta
Segundo pesquisadores do Cepea, as condições insatisfatórias das pastagens em muitas regiões dificultam a obtenção de animais prontos para abate só a pasto.
11 Abr 2024
Aumento na produção de carnes garante abastecimento interno e exportações
05 Abr 2024
Produção das três principais carnes do país deve chegar a 30,88 mi t neste ano. Volume representa um crescimento de 3,9% se comparado com 2023. Esse incremento reflete em uma elevação na disponi
Volume exportado de carne bovina registra avanço de 33,79% em abril/24, enquanto preço médio recu
04 Abr 2024
Volume exportado atingiu 166,3 mil toneladas em 20 dias úteis, segundo Secex.
Boi/Cepea: Oferta de carne é alta, mas baixo poder de compra mantém consumo limitado
04 Abr 2024
A oferta de animais para abate está elevada, mas o ainda fragilizado poder de compra do brasileiro mantém baixa a demanda pela proteína.
Boi/Cepea: Preços atravessam 1º trimestre em movimento de queda
28 Mar 2024
Segundo pesquisadores do Cepea, o lento ritmo de vendas de carne bovina no mercado doméstico, as escalas alongadas dos frigoríficos e, agora, a aproximação dos meses mais frios.
Carne bovina: Volume exportado avança 12,55% até a 4ª semana de MAR/24, enquanto preço médio re
25 Mar 2024
Volume exportado atingiu 139,9 mil toneladas em 16 dias úteis.
Boi/Cepea: Negócios são lentos no mercado brasileiro; ritmo de exportação cai
21 Mar 2024
Segundo Cepea, muitos frigoríficos indicam ter escalas alongadas e por isso, compradores estão afastados do mercado nacional, efetuando aquisições de novos lotes de animais apenas quando há neces
Volume exportado de carne bovina segue com bom ritmo na terceira semana de MAR/24
18 Mar 2024
Volume exportado de carne bovina fresca, refrigerada ou congelada atingiu 84,6 mil toneladas até a 3ª semana de março/24, segundo Secex.
www.investbras.com.br
Contato
Fone: (34) 3832-0300
Rua Cesário Alvim, 1342 – 2º Piso, Sala 3
Centro - Patrocínio-MG
CEP 38740-040
Notícias sobre:
Investbras
Agente Autônomo de Investimentos

Ouvidoria Terra Investimentos
0800 940 0406